quarta-feira, 16 de março de 2011

O novo ateliê da Hermès

A Hermès acaba de expandir sua linha e criou um ateliê especialmente para isso. Se trata do projeto Petit H, idealizado por Pascale Mussard, herdeira da marca. 


Pensando no que fazer com tantas sobras de material, Pascale resolveu soltar sua imaginação e começou a criar pequenas peças com o material que sobrava nas fábricas. Restos de couro, carrés com pequenas manchinhas, louças com pequenas falhas, nada era desprezado por ela. Com a ajuda de Gilles Jonemann, ourives da marca, novos objetos foram surgindo. As peças eram tão lindas que Pascale tomou coragem e há um ano e meio apresentou-as à sua família.


Alguns dos objetos trabalhados: couro vira bicho, lenço vira almofada, canecas viram suporte para luminária...



A aceitação foi tão grande que o projeto literalmente ganhou espaço, mais específicamente um QG em Pantin, próximo a Paris, dentro de uma das principais fábricas da Hermès. 


Um pedaço de um prato bem poderia virar um lindo colar...



A ideia inicial não foi propriamente com o problema da rarefação de matéria-prima no futuro, mas esse também é um bom motivo para dar um bom uso ao material disponível. É importante lembrar que na indústria do luxo tudo deve ser perfeito para ser aprovado pelo controle de qualidade, o que faz com que uma peça enorme de couro seja minimamente (ou possa nem ser) utilizada. 





Os objetos que são reaproveitados ganharam o nome de OPNI's: objetos poéticos não-identificados. "O mais bonito é a ideia de que a imperfeição se transforma em perfeição", comenta Pascale.


A primeira linha de objetos (800 ao todo) já foi praticamente toda vendida. A segunda remessa ainda não tem data de lançamento, mas com certeza será um sucesso!


Para saber mais sobre o projeto:


Petit H

Nenhum comentário:

Postar um comentário